* Realizada no último fim de semana (19 e 20/04), no ginásio do Salesianos de Estoril, em Cascais (POR), a primeira edição da World Cup da ISBJJA – válida como segunda etapa do Circuito Ibérico de Jiu-Jitsu – correspondeu às expectativas e foi um grande sucesso.
Uma das principais competições já organizadas pela ISBJJA, a World Cup contou com pontuação em dobro no ranking e, justamente por isso, as disputas foram ainda mais acirradas e de alto nível. Entre as equipes, destaque para a Gracie Barra, campeã no kids, seguida por Old Dog’s Team e Gracie Barra Cascais, e no juvenil, adulto e master, com Brave Fight Team em segundo e Blvckout Jiu-Jitsu em terceiro lugar.
- Confira AQUI os resultados completos do evento
Campeão do absoluto faixa-preta master 1, Anderson Teixeira celebrou sua participação no evento, além de exaltar a evolução do Jiu-Jitsu em Portugal ao longo dos últimos anos: “Venci o absoluto, mas na categoria acabei sendo desclassificado junto com o meu oponente na final e levei a medalha de prata. (…) O campeonato foi muito maneiro, bem organizado, gostei de ter participado e vamos para os próximos”, disse Anderson, que completou:
“O nível do esporte em Portugal vem em uma crescente, hoje está altíssimo, com cada vez mais atletas aparecendo, sejam daqui, do Brasil ou de outras nacionalidades. Estou muito feliz com essa fase e que siga crescendo”.
Entre as mulheres, quem brilhou foi a faixa-roxa Marina Cantarelli que foi ouro duplo ao vencer quatro lutas, dando um verdadeiro show em Cascais. Em entrevista, a atleta da equipe Gracie Barra Montijo comemorou o resultado positivo, o nível da World Cup e aproveitou para agradecer.
“Fui campeã peso e absoluto, enfrentando apenas adversárias incríveis. O nível feminino da competição foi muito alto, com várias meninas lutando. Isso foi ótimo, pois geralmente aqui em Portugal temos dificuldades de encontrar boas lutas, ter mais meninas em ação nos absolutos e pódios cheios”, refletiu a jovem faixa-roxa, que prosseguiu:
“Eu treino Jiu-Jitsu há seis anos, comecei a competir em 2023, consegui medalhas no Grand Slam e agora estou em um processo de me adaptar após ter saído da minha antiga academia. Agradeço muito por toda a estrutura que tenho na Gracie Barra Montijo, que é uma fábrica de campeões, porque o treino e a equipe são 100%. E a organização do campeonato foi muito legal, com um novo sistema (Smoothcomp) que elevou bastante o nível em relação à organização das lutas, a ordem delas e facilitou bastante. Estou animada para ver as próximas etapas e pretendo estar presente em todas”.

World Cup é uma das principais competições da ISBJJA (Foto @mundo_grappling)
Após a World Cup, o Portugal National Open de Jiu-Jitsu chegará em Coimbra (POR) no dia 14 de junho, com duelos Gi & No-Gi, pontuação em dobro no ranking e apoio da Câmara Municipal através do vereador Carlos Lopes. Já no dia 12 de julho, será a vez da Copa Torres Novas de Verão, ambos os eventos com inscrições abertas no site www.isbjja.com.
Ao todo, o Circuito Ibérico conta com seis etapas em 2025 e, no fim da temporada, premiará os quatro melhores atletas do ranking entre adultos e masters, da faixa branca até a preta, com passagens internacionais para disputar o Mundial da ISBJJA no Rio de Janeiro, em 2026, além de premiação em dinheiro do infantil ao juvenil.
* produzido por TATAME (www.tatame.com.br)