* Consolidado em Portugal, onde é o líder da ZR Team Cascais, o faixa-preta Alan Azevedo vem acompanhando de perto a evolução do Jiu-Jitsu no país europeu. De alguns anos pra cá, o número de professores cresceu, assim como o de campeonatos e, consequentemente, o nível das disputas.
Porém, ainda há espaço para crescimento, e nos dias 19 e 20 de abril, Cascais receberá pela primeira vez a World Cup da ISBJJA. Com a proposta de ser uma das principais competições de Jiu-Jitsu da Europa, o evento contará com disputas Gi & No-Gi e já tem inscrições abertas pela plataforma Smoothcomp no site www.isbjja.com.
“As expectativas para a World Cup são as melhores possíveis, com um grande evento em uma grande localização. Temos atletas de alto nível aqui e prontos para dar um show. Portugal atualmente é um dos, se não o maior polo de Jiu-Jitsu na Europa. Vem em um crescimento exponencial, com bons professores portugueses e brasileiros”, contou Alan, que completou:
“Estavam faltando mais eventos assim, como uma estrutura completa e que valoriza o atleta, mas através do Circuito Ibérico de Jiu-Jitsu, a ISBJJA vem suprindo essa necessidade com louvor”.
A estreia da ISBJJA na Europa, vale lembrar, ocorreu em 2023, e nos últimos dois anos a entidade trabalhou para evoluir em termos de estrutura, organização e premiação. Válida pela segunda etapa do Circuito Ibérico 2025, a World Cup dá continuidade a esse trabalho.
“Estamos sempre participando dos eventos da ISBJJA, que a cada ano tem crescido e demonstrado que veio pra ficar. Espero que seja mais um grande ano para toda federação e atletas, e como ZR Team Cascais, vamos mostrar nossa força em busca de títulos”.
A expectativa da organização é que o ginásio do Salesianos do Estoril receba mais de 1.000 atletas no fim de semana da World Cup, que além da competição, poderão desfrutar outros benefícios: “Cascais é pra mim uma dos locais mais bonitos de Portugal, uma vila turística com lindas praias, um centro histórico magnífico e uma excelente gastronomia para os atletas aproveitarem”, encerrou Alan.
Com seis etapas em 2025, o Circuito Ibérico irá premiar, ao fim da temporada, os quatro melhores atletas do ranking entre adultos e masters, da faixa branca até a preta, serão premiados com passagens internacionais para disputar o Mundial da ISBJJA no Rio de Janeiro, Brasil, em 2026, além de premiação em dinheiro do infantil ao juvenil.

ZR Team Cascais comemora título por equipes no Coimbra International Cup (Foto reprodução)
* produzido por TATAME (www.tatame.com.br)