Notícias

Fundador da Coimbra MMA destaca crescimento do Jiu-Jitsu em Portugal e papel da ISBJJA

Share This:

Coimbra MMA é pioneira em Portugal e também vem desenvolvendo Jiu-Jitsu (Foto reprodução)

Em outubro do ano passado, o Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA – uma parceria com a CBJJD – desembarcou em Portugal, mais precisamente em Coimbra, para realizar a sua primeira edição. E como esperado, o sucesso foi enorme, com o evento retornando em 2024.

Porém, para o Jiu-Jitsu começar a conquistar o seu espaço em terras portuguesas hoje, Ricardo Veloso – ao lado de José Caridade – plantou as sementes lá atrás com a ajuda de alguns brasileiros, até em 2010 acontecer o surgimento da Coimbra MMA, que mistura os ensinamentos das artes marciais mistas com a arte suave.

“A nossa escola apresentava um projeto inovador e moderno no panorama de lutas através do ensino de modalidades de combate em pé (Muay Thai e Boxe) e no chão (Jiu-Jitsu e submission), introduzindo a prática do MMA. O objetivo da escola é maximizar o desenvolvimento das artes marciais na região, incentivando os nossos atletas a competirem nas provas nacionais e internacionais”, disse Ricardo, que continuou:

“Ao longo dos últimos anos, vários professores brasileiros vieram estudar para a universidade de Coimbra, rapidamente identificaram-se com o projeto da escola e juntaram-se à equipa. Dentre eles, destaco os professores: Alysson Borges, Filipe Casota, Douglas Ono, Célio Medeiros, Pedro Colenci, Waldei Ramos, Éder Gonçalves, Ronaldo Carlos, Ítalo Alves e Rafael Silveira. Essa união proporcionou uma evolução rápida dos alunos e o surgimento de outras escolas”.

Amante das artes marciais, especialmente do Jiu-Jitsu, Ricardo Veloso explicou a sua motivação para fundar a escola com José Caridade. “A motivação resume-se ao sonho de dois amigos de infância que gastaram muitas moedas a jogar Street Fighter, Mortal Kombat, etc. Éramos fascinados por esses jogos e depois apareceu o UFC, que aguçou o nosso apetite pelo MMA e arriscamos tudo nesse sonho”.

Anos depois, a Coimbra MMA tornou-se pioneira e responsável por alavancar o cenário de lutas na cidade, competindo em todas as frentes e proporcionando um dos mais promissores campeonatos que irá transformar o panorama competitivo na Europa.

“Fizemos a nossa parte, mas atualmente o cenário de lutas em Coimbra e em território nacional só pode crescer de uma forma sustentável se os políticos, os empresários, as escolas e as entidades desportivas estiverem alinhadas e em sintonia. Se houver algum plano estratégico com objetivos ambiciosos e metas definidas, creio que, em conjunto, poderemos alcançar outro patamar. Basta ver os exemplos de países que implementaram as artes marciais como disciplina escolar, casos dos Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, e como isso teve um impacto enorme no crescimento nas modalidades, competições e no fomento desporto”.

 

Equipe fundada em 2010 (na foto) segue se desenvolvendo até hoje (Foto arquivo pessoal)

Equipe fundada em 2010 (na foto) segue se desenvolvendo até hoje (Foto arquivo pessoal)

 

Por fim, Ricardo Veloso, um dos grandes entusiastas do Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA em Coimbra, ressaltou como o evento chegou para ficar – e somar -, além de projetar a sua expectativa para 2024.

“Hoje o cenário do Jiu-Jitsu na cidade é de prosperidade e desenvolvimento. A abertura de novas escolas além da Coimbra MMA só favorece o crescimento do desporto. Estamos no início de um processo de institucionalização do Jiu-Jitsu e, com certeza, a parceria com ISBJJA/CBJJD é fundamental, ocupando um espaço que ficou vago com a saída do Europeu da IBJJF”.

A aposta da ISBJJA na cidade de Coimbra revelou-se um sucesso, tendo a primeira edição contado com mais de 700 atletas inscritos. “As expectativas são enormes (para o Jiu-Jitsu), mas seguimos com imensa humildade e sem deslumbramentos, sabemos bem como foi difícil o nosso trajeto até aqui. Quero deixar aqui um agradecimento muito especial ao professor Rogério Gavazza, Oscar Danioti, Rafael Silveira e Carlos Eduardo Barra por abrirem as portas de Coimbra para o resto do mundo, sendo que o município de Coimbra nos apoiou e abraçou este desafio desde início. Acreditamos que nos próximos anos, este evento será um dos mais importantes da Europa” encerrou.